Segundo e último dia em Berlim

No dia seguinte meu objetivo mor era acordar (relativamente) cedo, tomar café e ir pra fila do Reichstag - onde o parlamento Alemão se reúne. E assim fiz, mas cheguei lá um pouquinho depois do que queria pq a estação do hotel só tinha uma linha de metrô, então qq lugar que eu fosse, tinha que fazer 1 ou mais baldeações.

Já tinha fila - sempre tem, antes mesmo da parada abrir! Abre às 8, mas chegar antes disso teria sido demais pra mim. Mesmo com fila, não senti que demorou muito pra chegar minha vez de entrar, não. Eu fiquei lendo meu mini guia e me distraindo com um político que tava sendo entrevistado lá na porta, bem próximo a onde eu tava. Eu não sei quem ele é (e nem minhas amigas alemãs! uahauah) mas já não gosto dele: pra chegar onde os jornalistas estávam ele passou pelo meio da fila, bem na minha frente, esbarrando em mim na maior cara-de-pau!!!




"Ao povo Alemão"




Estande com folhetinhos informativos e ônibus despejando o povo atrás




O dito cujo é esse de óculos da esquerda




Bom, depois do Raio-X (sim, galera, Raio-X!) todo mundo foi espremido num elevador que leva até a cobertura, onde fica a cúpula. Peguei um audioguide que começava automaticamente assim que a pessoa estivesse subindo a rampa. Ele vai explicando sobre o prédio, o parlamento e depois vai apontando as construções importantes que dá pra ver de lá. Uma vez lá em cima, eu sentei só um pouquinho e depois fui descendo novamente. Foto daqui, foto dali e fui embora.







Passei na Pariser Platz pra tirar foto, já que no dia anterior eu tinha esquecido. Umas pessoas tavam montando tipo uma tenda pra algum evento que devia ser mais tarde.. Mesmo assim tinha uma galera vestida de uniformes da época das duas Alemanhas e até um soldado do império tinha!! hauhauha








De lá fui andando pela Unter den Linden que vai até um pouco depois da Bebelplatz, ali pela altura do Museu de História Alemã, que por sua vez fica pertinho da Museumsinsel. Pra não falarem "Ah, claro! Pq eu conheço Berlim diretinho!":








No Museu de Hitória quem tem até 18 anos entra de graça. Eu joguei um verde, disse que tenho 18 anos (que não é mentira, é?!) e ganhei um adesivinho: cultura de graça!!! Esse museu tem várias peças (quadros, armaduras, roupas etc etc) desde a época medieval até o período pós-Muro. No final, onde falava sobre a Segunda Guerra, a "superioridade ariana" e, finalmente, os campos de extermínio, eu me senti mal a ponto de desistir de visitar o Museu dos Judeus, imaginando que seria uma versão maior daquela exposição ali.

Então, depois desse museu eu fui no Sony Center, achando que ia encontrar um Mc Donalds lá pra almoçar. Não. Lá tem cinema, um museu de filmes/cinema e provavelmente uma loja da Sony ! uahauha Eu achei bacana que no centro tem umas almofadas enormes pro pessoal descansar! Um tantinho frustrada, resolvi ir direto pro museu do Checkpoint Charlie, mas antes parando no Mc que tem bem lá em frente. Achei ótimo que tem uma varandinha e pude ficar vendo os visitantes de lá (people watching!)






Por fim, eu voltei pro hotel, peguei minha mochila, carreguei um pouquinho meu celular e fui pro aeroporto (lendo revista durante tooooda a viagem de metrô; acho que aquela é a maior linha da U-Bahn!!!). Acabei chegando cedão e fiquei mofando até o portão de embarque aparecer na televisãozinha. Claro que o tempo todo não foi tão triste pq o Free Shop tá aí pra isso mesmo! hahauauah Mas é duro se controlar! Eu sou forte!!! =)

No avião fiquei com uma fileira só pra mim, olha que sortuda! E como o voo foi à noite, a paisagem lá de cima, com o finalzinho do pôr-do-sol no horizonte foi absolutamente LIN-DA!

1 comentários:

Dani Villanova disse...

aaai, Gabiii!!! que saudade!!!
parabéns pela viagem muito bem feita! uHAUSHa beijos beijos beijos!