Primeira noite e primeiro dia.

Chegando no aeroporto Schönefeld, que fica no sul de Berlim (vai virar o maior e único aeroporto da cidade - atualmente tem esse e o Tegel, mais perto do centro), liguei pro hotel que eu tinha marcado por 2 razões:
- fica próximo ao aeroporto
- oferece transporte para/do aeroporto

O meu voo chegaria bem a noitão e eu não queria ficar andando de metrô numa cidade desconhecida tão tarde. Por isso marquei esse hotel (Leonardo Schoenefeld). O shuffle service (o serviço de transporte) era um bônus muito do bem vindo.

Só que não veio. Eu liguei pro hotel perguntando onde deveria esperar o carro e a recepcionista disse que o motorista tava doente e que eu deveria pegar um taxi. Tá, né? Fui eu pegar o taxi, que custou 8 euros, 3 a mais que o shuffle teria me custado. Beleza, o importante é chegar no hotel, tomar banho e dormir!

E foi o que fiz. O quarto era bem grande (acho que me deram um de casal quando se deram conta que não tinham prestado atenção ao meu pedido de "não-fumante" - melhor pra mim!) e o banheiro tinha umas paradas de sabonete que eu acho a melhor invenção do mundo hoteleiro! hahauhauahuah Pode me chamar de pobre ou sei lá, mas quando vc só tem direito a uma bagagem de 10kg e não pode levar nenhuma embalagem maior que 100ml, ter sabonete te esperando no hotel é ótimo!

Aí no dia seguinte o plano era: acordar cedo, me arrumar, check out e ir pro outro hotel (esse no centro da cidade) e deixar minha mochila com eles pra não precisar ficar perambulando com peso nas costas. Ah, e tudo isso antes das 10:30 pq o free walking tour que eu queria fazer começava às 11h. Como planos existem pra no final não acontecerem, eu me atrasei nessa trajetória toda e perdi o primeiro tour. Então depois que deixei a mochila no segundo hotel (Comet) fui descendo a avenida onde ele ficava, a Kufüsterdamm (ou Ku'damm pros intímos!).





É uma avenida toda chique (não exatamente onde ficava meu hotel; mais pra baixo, pro centro) com lojas tipo Chanel, Burberry, MaxMara, Rolex etc. Eu, pé no chão que sou tirei foto mesmo foi da C&A e da HM! huahuahuahuha No final da avenida tem as ruínas de uma igreja que foi destruída durante a Primeira Guerra. Ao invés de demolirem, eles deixaram lá e construíram uma parte nova em anexo onde é a igreja mesmo, com altar e tudo mais. Nas ruínas tem uma exposição explicando toda essa história da igreja.






Depois de lá fui pra Pariser Platz, onde fica o Brandenburger Tor (ou Portão de Brandemburgo), pq o ponto de encontro do pessoal do tour é lá na praça, em frente a uma Starbucks. Tem vários tipos de tour, inclusive o de graça que foi o que eu fiz, claro! hahaha Não é beeem de graça. Na verdade eles trabalham na base de gorjetas, então vc paga o que acha que o tour vale, dependendo se gostou ou não.


O pessoal que escolhe esse tour (tem em inglês, espanhol e alemão) é dividido em grupos e cada um vai com um guia. O nosso era um irlandês branquelo, do cabelo loiro-quase-branco que tava vermelhinho igual um tomate! Isso por causa do sol. Gente, tava um clima ma-ra-vil-ho-so em Berlim! Eu até peguei um bronze! hauhauahua bem contraditório dizer que tá com um bronze alemão, né? hauahuahauha

Então, Barry (esse é o nome dele) mostrou as coisas que ele acha mais bacanas. Ele tb contou um pouco da história da cidade e tal. Foi bem bacana e eu suuuper recomendo esse tour. A companhia que organiza chama New Europe e tb fazem passeios em outras cidades européias. O bacana é que a grande propaganda deles quem faz são os próprios visitantes! Eu fiquei sabendo através de um comentário num blog, e agora pelo mesmo veículo tô falando do tour pra vcs!


Nós passamos por vááários pontos turísticos, uns bem conhecidos e visitados, outros nem tanto assim. Por exemplo, paramos na área onde ficava o Bunker do Hitler, onde agora tem um estacionamento! Quer dizer, a parada era subterrânea, e continua lá, mas não existe mais acesso. O Barry disse que já tentaram explodir, mas que não deu certo. Não tem nada lá, como eu falei; só tem uma placa explicando sobre o Bunker.



Nós passamos pelo Memorial to the Murdered Jews of Europe, que é bem incomum - são vários blocos de concreto formando tipo um labirinto. Não exatamente pq tem saída por todo lado! Barry disse que, enquanto tem gente que acha bacana o fato de crianças curtirem o memorial, sem nem saber do que se trata pq podem brincar de esconde-esconde (ou adolescentes que fazem o mesmo!), tem quem ache que isso é falta de respeito e consideração. Eu sou mais da primeira linha, viu?




Passamos tb pela parte que sobrou do Muro, onde eu tirei foto, claro. E em seguida, fomos no famosíssimo Checkpoint Charlie, posto de controle americano. Uma réplica do posto e tb da placa de entrada/saída no setor leste/oeste estão lá. Tem um pessoal vestido com uniforme antigo pra tirar foto e gente vendendo carimbos semelhantes àqueles da época no seu passaporte! Lá tem tem um museu só do muro e das muitas maneiras que moradores da Alemanha Oriental tentavam escapar pro outro lado. Desde de túneis a balões passando por esconderijo no motor do carro! Eu visitei esse museu no dia seguinte e achei meio confuso, com much too much information. Uma hora lá eu até pensei que, ao invés de museu aquilo podia ser um livro!







Passamos na Bebelplatz, onde tem a St. Hedwig's Cathedral e tb a Universidade Humbolt. Eu queria muito visitar essa praça pq era lá que milhares de livros foram queimados durante o III Reich. O motivo: pq não iam de acordo com os ideais nazistas. No centro da praça tem um "monumento". Na verdade é sob a praça -tem uma janela de vidro e embaixo dá pra ver prateleiras de livros vazias. Achei muito legal. Ah, outra coisa interessante: como quem queimava os livros naquelas cerimônias à estupidez eram estudantes, até hoje, todos os dias há venda de livros na frente da universidade!







Próxima parada: Museumsinsel, a ilha dos museus. Lá tem um conjunto de museus agrupados, acho que tem uns 5 ou mais. E tb tem a Berliner Dom, ou a catedral da cidade. É bem bonito e relaxante por lá. Bastante gente fica sentado ou deitado na grama tomando um solzinho! Eu adoro isso aqui na europa e sem dúvida vou sentir falta...






Foi por lá que Barry, o tomatinho, encerrou nosso tour. Aí fui perambular sozinha novamente. Sentei no gramado pra dar uma olhada no meu guia (tamanho bolso, mas útil ainda assim) e decidir onde ir. Parti pra Alexanderplatz, onde fica a TV Tower. É legal que ela pode ser vista de praticamente qq canto da cidade! Aliás, até no avião eu consegui vê-la. Nessa praça tb tem o Berliner Rathaus ou "Red Town Hall" - a prefeitura da cidade.





De lá eu fui no Museu dos Judeus, mas como tava bem perto da hora de fechar achei melhor não entrar e voltar no dia seguinte pra poder ver com calma. Voltei pra àrea do hotel, onde entrei num restaurante argentino e comi um chicken schnitzel! huauahuaha Só eu mesma!



3 comentários:

Helô Righetto disse...

gabi, o q vc achou desse hotel comet???

Dani Villanova disse...

UHAushua vc vai coltar fazendo um monte de piadinhas que eu não vou entender! uHAHSuHA
que legal!

Dani Villanova disse...

*voltar