Paris!!!

Esse fds foi suuuuuper legal pq fui a Paris! =D

A Dani, que fez curso nesse mes de janeiro numa cidade francesa chamada Grenoble, ia passar esse fds em Paris, antes de voltar pro Brasil jah que o voo dela era da Air France, saindo do aeroporto Charles de Gaulle.

A gente meio que jah tinha combinado de se encontrar aqui na Inglaterra e lah em Paris, mas eu acabei so comprando a passagem de trem semana passada! Acabou ficando mais caro, claro...

Mas, então: fui num trem da Eurostar que parou em Ashford e Calais antes de chegar em Paris. A viagem dura 2h e 30 e eu dormi grande parte da ida pq o trem partia as 7:27 e, pra chegar na estacao de trem St. Pancras International a tempo de imprimir o bilhete, passar pelo raio x/passaporte e embarcar com tranquilidade, tive que sair de casa 5:30 mais ou menos. ou seja, acordei as 5!!! Na verdade eu tava cansada pq tinha ido dormir quase 23h.

A fila de impressão do bilhete não tava grande quanto imaginei, entao tive tempo de imprimi-lo, tomar cafe (que tinha preparado na noite anterior!) e trocar umas libras por euro.

Foi tudo tranquilo, passei pelo passaporte sem problemas e deu ate tempo de ir ao banheiro. O embarque so comeca 20 minutos antes da saida do trem, entao todos meio que embarcam juntos. Sentei na janela, peguei o livro que peguei emprestado na biblioteca da escola (Advinha, mae? Pride and Prejudice!) e coloquei minha mochila no "maleiro" que fica em cima das poltronas.

Li um pouco, mas logo fiquei com sono e cochilei. Chegando la, os passageiros saem direto pro saguao da estacao de trem (Gare du Nord); nao passam por imigracao nem nada! Ai que comecou o aue!!! hahauhau Eu nao falo frances, neh, gente?!

Segui as placas que indicavam o metro e entrei na fila pra comprar o carnet (conjunto de 10 bilhetes de metro). Custa 11,60 euros. Mas esse nao foi o problema, nao, eu consegui comprar numa boa. O complicado foi achar a estacao de metro de onde eu tinha que partir ate chegar no hotel on de encontraria a Dani. Eu achei que a estacao (La Chapelle) fosse dentro da Gare du Nord, ou pelo menos fizesse conexao, sabe? Mas nao! Era do lado de fora e eu tive que andar ate lah, sem saber onde era e sem saber perguntar por direcao em Frances!!! ha ha ha (agora eh engracado).

Depois que entendi que a estacao era fora, demorei seculos pra descobrir qual saida da Gare du Nord eu devia pegar. Comprei ate um mapa, que nem usei nessa hora, so pq pensei: "Gabriela, vc num pode andar por uma cidade que nao conhece sem mapa!!!" Foi mais por decargo de consciencia, sabe? Enfim, sai, andei prum lado procurando a rua que tinha que entrar, nao achei a estacao, "perguntei" prum comerciante que me "indicou" o caminho e fui andando... pro outro lado da rua (obvio, mas nem tanto qdo se esta nervosa...)!

Ai, olha que bacana: a rua tava super lotada de gente que tava prestando atencao na policia, que tinha sido chamada por conta de um roubo a uma loja de "joias"! haaaaaaahahauhauaha Eu fiquei, como??? "Putz! Fu***: eu nao falo frances, nao sei onde estou e ainda tem um ladrao pela redondeza!" Acabei pedindo direcao mais uma vez, a um grupo de mulheres que tava na rua e perguntei se era seguro andar por ali. Ah, essa pergunta foi em ingles a um outro cara que tava perto delas. Bom, long story short: eu cheguei na estacao (fiquei muuuuuuuito aliviada com isso) mas foi complicado e fiquei com medo daquele bairro!!!

Finalmente cheguei no hotel, encontrei com a Dani e fiquei mais aliviada ainda! uahuahua Lah a gente decidiu mais ou menos o que ia visitar, pagou o hotel e saiu.

O primeiro lugar que fomos foi na Capela da Medalha Milagrosa, que fica na mesma rua do hotel, Rue du Bac. Entrei, rezei (principalmente pela minha vo), chorei e vi a cadeira, mae!!! So nao consegui comprar a medalha pq a gente chegou no meio/final de uma missa e quando ela acabou as freiras pediram pra que tds fossem embora!












De lah, pegamos o metro ate a incrivel Torre Eiffel!!! Ai, eh muito legal! Tiramos fotos, a Dani viu o preco pra subir (eu jah tinha ido ate lah em cima uma outra vez entao nao queria $ ir de novo!) e tal.








Descemos ate a beira do Rio Sena e molhamos a mao! hahah Tava gelaaaaaaaado! Tem foto disso tb, tah pensando o que?!




Em seguida a gente passou numa lojinha de souvenirs, comeu crepe (!) e foi pra Champs-Elysees. Tb suuuuper legal! Saimos numa estacao perto do Arco do triunfo e descemos a avenida quase toda, olhando as lojas, tirando foto e admirando. Entramos na Sephora (nao resistimos!) e na Swarovski pq tinha uma escada cheia de cristais e a Dani nao se segurou! uahuaha














Um pouco mais pobres fomos de metro ate o Louvre. * Ah, olha, preciso fazer um parentese: tds dizem que eh super facil andar de metro em Paris e tal. Concordo. O metro eh bem sinalizado. Mas nas ruas, muitas vezes nao tinha indicacao dos pontos turisticos ou da estacao de metro mais proxima e isso eh um saco! * Lah no Louvre tb tiramos foto (ok, tiramos fotos em tds os lugares!), admiramos a beleza do lugar e tal. Nao entramos pq nao daria tempo de entrar e aproveitar apropriadamente. Passamos depois no Jardin des Tuileries, que fica bem em frente. Mas nao tava tao bonito quanto deve ser na Primavera ou no Verao.
















Julio Cesar


Olha que perfeicao nos detalhes!









Morrendo de frio, pq tava ventando pacas, olhamos o mapa (que durante os passeios foi bem util!) e resolvemos ir na Notre-Dame. A gente chegou e jah tava escuro, entao as fotos nao ficaram legais. E pensamos que tava fechada pq os sinos estavam tocando e tinha umas pessoas saindo, mas resolvemos investigar! hahaha Tava aberta e a gente conseguiu entrar.



Se ampliar dá pra ver a quantidade de rostos te encarando!







Eu nao gostei. Da 'ultima vez que estive em Paris nao entrei e depois me arrependi, entao realmente queria entrar. Mas me decepcionei. O estilo predominante eh o gotico que tinha aquele objetivo de impressionar os "fieis" negativamente, deixa-los com medo... foi esse mesmo o efeito em mim! Pode ter sido tb pq fomos a noite, entao tava escuro e o mais bacana que devem ser os vitrais nao tinham graca pq nao dava pra ve-los: nao entrava luz de fora! O orgao tava tocando pq tava no inicio de uma cerimonia, e descobri que nao curto som de orgao, nao! É muito pesado, digamos assim. Bom, essa foi minha impressao.

Anteontem a Ge disse que eh bacana subir as escadas e entrar nos sinos, mas nao chegamos a fazer isso. A Helo (do Básico e Necessário) disse aqui que gostou mt de subir tb e que esse eh um dos programas que ela mais gostou de fazer na cidade. E aqui ela fala da Catedral de Colonia, na Alemanha que me parece ser no estilo gotico tb e nas fotos da pra ver que eh bem mais light mesmo de dia!

Voltamos pra Rue du Bac e jantamos (meio frango com "batata frita" e "salada" num restaurante praticamente ao lado do hotel. Depois de tomar banho e planejar o que fazer no domingo ate 14h a gente assistiu um pouquinho de show do milhao frances! huahauha Dani traduzindo pra mim, claro!

1 comentários:

Ísis Mathias disse...

uh lálá! hahaha pariis!:D
lindissimo! adorei saber q o livro eh 'pride and prejudice' se achar um mr, darcy p vc ai.. pergunta se ele tem um irmaozinho, priminho..:P haha
bjão gata!