AVC de vovó Mimi

Segunda-feira agora, eu e minha mãe estávamos tomando café quando minha vó ligou. Na verdade quem estava ligando era a cardiologista - minha mãe fez logo cara de preocupação -, com a notícia de que Mimi havia tido um AVC.

FELIZMENTE, não foi daqueles mais graves que acabam levando à internação. Aliás, minha vó parecia tão bem que a Dra. Rosângela só conseguia acreditar porque estava com o resultado dos exames nas mãos.

Mimi procurou a médica depois que começou a ter tonturas, uma delas séria a ponto de fazê-la cair na estação de ônibus! Depois de exame de sangue, tomografia e outros, o resultado preocupante, afinal, apesar de estar muuuuito bem, ela teve um AVC!

Bom, claro que minha mãe ficou preocupadíssima e quis imediantamente ir ao encontro da minha vó. E me deu várias recomendações, todas indicadas pela Dra., que iam desde de não deixar Mimi abaixar a cabeça (por conta do coágulo* que ela tem na parte frontal da cabeça) até não contrariá-la.

Ainda assim, estamos bem confiantes de que ela vai continuar melhorando e que que todos estaremos recuperados desse susto.

*Existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebral, o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro ocorre quando uma das inúmeras artérias que irrigam o cérebro, levando oxigênio e nutrientes, sofre oclusão e, com isso, leva determinada àrea a um processo de anóxia, ou seja, falta de O2, o que causa a morte de muitas células, inclusive neurônios. Já o outro tipo, hemorrágico, acontece quando uma artéria se rompe e o sangue que deixa escapar dá origem a um hematoma, ou coágulo, que provoca sofrimento no tecido cerebral.
Pelo visto, o caso de Mimi foi de AVC hemorrágico. =/

UPDATE: Não foi AVC coisa nenhuma

1 comentários:

Dani Villanova disse...
Este comentário foi removido pelo autor.